top of page

Você sabe o que é resíduos ?


Um grande problema ambiental da atualidade são os resíduos que geramos. Todo o "lixo" que geramos pode ser classificado como resíduo ou rejeito e a principal diferença entre esses dois é quanto ao seu reaproveitamento. O resíduos são as partes que sobram ou que tiramos de algum produtos e que podem ser reaproveitadas de alguma forma, por exemplo: restos e cascas de alimentos pode se tornar adubos ou embalagens plásticas que podem se tornar novos objetos ou serem recicladas. Já os rejeitos são aqueles itens que não podem ser reaproveitados ou que seu reaproveitamento é muito difícil (inviabilizando o processo), por exemplo: papel higiênico que não pode ser reutilizado ou o rejeito de mineração (que possui formas de reaproveitamento, porém ainda não são usuais).


Como uma forma de implementar medidas para a solução desse problema em 2010 entrou em vigor a Lei n° 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa lei trata, em suma, sobre princípios, objetivos e instrumentos para gestão dos resíduos sólidos. Essa lei passou a ser considerada como um marco na gestão dos resíduos sólidos por contemplar vários tipos de resíduos, além de abordar o tema como o princípio da responsabilidade compartilhada, fazendo com que o poder público, a iniciativa privada e a sociedade sejam responsáveis pelos resíduos gerados.


A partir desse marco o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos passou a ser uma obrigatoriedade em todas as esferas. Atualmente, existem planos (documentos) que planejam a forma como o "lixo" gerado pela sociedade e pelas empresas será manuseado e destinado. Esses planos existem a nível federal, estadual e municipal, além de ser um documento obrigatório para alguns tipos de empreendimento obrigados a passarem pelo licenciamento ambiental.


Devido a importância e crescimento do debate sobre esse tema nas mídias sociais, a sociedade como um um todo passou a cobrar do poder público e das empresas medidas para redução dos resíduos gerados nós processos produtivos e embalagens dos produtos finais. Fazendo surgir novos mercados e pesquisa em tecnologias para embalagens mais econômicas, com menos matéria prima ou formas de reaproveitar os materiais que já existem.


A Dharma Jr possui uma equipe especializada pronta para auxiliar a empresa a reduzir a geração de resíduos e reaproveita-los da melhor forma possível.


Entre em contato conosco!

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page