top of page

Você sabe o que é geoprocessamento?




Mapa de uso e ocupação do solo, realizado pela Dharma Jr em Mato Grosso do Sul.


O século XX foi marcado pela ascensão da informática, com isso, foram desenvolvidos métodos de aperfeiçoamento de tecnologias capazes de coletar e tratar informações georreferenciadas. Nesse contexto, a aplicação do geoprocessamento veio com o intuito de otimizar a produção e manutenção de mapas dentro da consultoria ambiental. Todo esse processo foi se desenvolvendo de acordo com a evolução da informática.


O geoprocessamento engloba um conjunto de técnicas e tecnologias ligadas à informação espacial, que relacionam coleta, tratamento e análise de dados. Algumas dessas técnicas, também chamadas de Geotecnologias, são elas: Topografia, Cartografia, Sensoriamento Remoto, Banco de Dados Geográficos e SIG.


As geotecnologias permitem o levantamento de informações georreferenciadas de imóveis; elaboração de plantas de uso e ocupação do solo; elaboração de mapas temáticos (vegetação, clima, declividade, tipo de solo, etc); delimitação de Áreas de Preservação Permanente - APP e áreas de interesse social e de utilidade pública, dentre outros.


Portanto, o geoprocessamento veio para facilitar a análise de áreas, coletar informações geográficas de terrenos, planejar estradas a serem construídas e auxiliar nas informações necessárias para documentações exigidas na regularização de imóveis rurais.


Nós da Dharma Jr Consultoria Ambiental utilizamos dos serviços e inovações do geoprocessamento para oferecer aos nossos clientes resultados com eficácia e qualidade, facilitando o planejamento e desenvolvimento das atividades direcionadas ao empreendedor.



335 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page