Tecnologia ambiental
Entenda o porquê das tecnologias ambientais serem tão importantes para o futuro do planeta.
Atualmente, o mundo se vê repleto de diferentes tipos de tecnologias, porém seu crescimento também pode indicar um aumento na poluição quando mal administrada, afetando assim, o bem estar da humanidade. Diante disso, as empresas tendem a buscar tecnologias que agridem cada vez menos a natureza, preservando o meio ambiente, diminuindo as emissões de poluentes e resíduos, além de ter um consumo mais consciente em relação aos recursos naturais.
Diante do exposto, pode-se dizer que a tecnologia ambiental é a integração entre técnicas de design, equipamentos e procedimentos operacionais que podem limitar ou diminuir os impactos ao meio ambiente, pois envolve tecnologias que reduzem o consumo de energia, desperdícios de recursos naturais e, tendem a prevenir a poluição e aumentar a reciclagem e de resíduos, estimulando, assim, a melhoria nos processos, produtos e serviços.
É possível observar que o avanço das tecnologias ambientais vêm contribuindo com a diminuição do impacto negativo no meio ambiente, na sociedade e, também, na economia (quando comparada à tecnologia convencional). Apresentando inovações ambientais, essa tecnologia busca minimizar os problemas ocasionados pela emissão de gases e resíduos potencialmente poluidores, permitindo a eco-eficiência através da gestão ambiental.
Tendo essa informação, é possível citar alguns exemplos de tecnologias ambientais que vem se destacando atualmente, sendo elas:
Energia Solar: energia gerada a partir do Sol com auxílio de placas solares;
Energia do Biogás: energia gerada através da deterioração de elementos orgânicos em processos biológicos de fermentação com inexistência de oxigênio;
Lâmpadas Inteligentes: lâmpadas de LED que podem ser controladas através de um aplicativo de celular. O dispositivo permite programar até a intensidade e as cores da luz propagada;
Armazenamento de Sal Fundido: Energia gerada através do uso de espelhos e tanque térmico;
Wetlands para Tratamento de Esgoto: aceleração da degradação de resíduos orgânicos no esgoto através da microbiota.
De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, dentro dos próximos 10 anos, as tecnologias ambientais podem reduzir cerca de 25 a 89% as emissões dos gases contribuintes com o efeito estufa, além de reduzir em até 50% a destruição da camada de ozônio, a acidificação e eutrofização. Outra previsão é que haverá avanços tecnológicos significativos, além de uma expansão do mercado ao que se refere à soluções de aproveitamento de resíduos para geração de energia em menor escala.
Mas para que isso aconteça, é necessário que o mercado, consumidores e investidores aceitem melhor essas ideias. Nesse caso, há necessidade de um maior conhecimento e entendimento sobre o assunto, pois o mesmo é desconhecido por muitas pessoas, o que gera um obstáculo para a implementação das eco-inovações em grandes escalas.

Referencial Bibliográfico:
Fonte: Interface Tecnológica
Disponível em: <https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/985/541>.
Fonte: Ius Natura
Disponível em: <https://iusnatura.com.br/tecnologias-ambientais/>.
Fonte: Agência Europeia do Ambiente
Disponível em: <https://www.eea.europa.eu/pt/themes/technology/about>.
Fonte: Ingram.
Disponível em: <https://blog.ingrammicro.com.br/tecnologia-e-sustentabilidade/tecnologia-ambiental/>.