Sua empresa cuida bem dos resíduos sólidos gerados?


Qualquer processo derivados de atividades humanas ou animais têm possibilidade de gerar resíduos. Isso vai do nosso lixo doméstico à efluentes industriais.


Se sua empresa gera algum tipo de resíduo sólidos como: Papel, Papelão, vidro, eletrodomésticos, objetos de plástico, metal e entre outros, leia esse post com atenção, pois toda e qualquer empreendimento que gere resíduo é responsável por fazer um gerenciamento adequado deste.


Minha empresa gera resíduo, e agora, como faço para fazer a sua gestão?


O primeira coisa a se fazer é determinar se o resíduo sólido gerado é perigoso ou não perigoso. Depois, busque as legislações sobre cada um destes tipos.


No caso dos resíduos sólidos existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010). Que tem entre a suas competências e responsabilidades, a lei em seu artigo 9ª estabelece alguns pontos na qual devemos observar a seguinte ordem de prioridade: "não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos".

Devemos lembrar que além de toda a responsabilidade que sua empresa tem com a sociedade e a comunidade que vive ao seu redor, cresce a importância dada por investidores e pela opinião pública sobre corporações que poluem o meio ambiente.


Como posso cuidar do meu resíduo sólido?


Para cuidar do seu resíduo sólido é necessário possuir um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico exigido pelo órgão ambiental, que identifica o tipo e a quantidade de geração de cada resíduo gerado, indicando as formas ambientalmente corretas para o manejo durante as etapas de geração, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final do resíduo gerado.


Precisa de ajuda para elaborar seu Plano de Gerenciamento de Resíduo Sólido? A Dharma Jr Consultoria Ambiental pode te ajudar nisso!

A Dharma Jr tem como um de seus serviços a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ajudando os empreendimentos a cuidarem de seus resíduos e estarem de acordo as legislações ambientais, evitando assim Penalidades como: perda da licença de operação, pagamento de multas ou até a reclusão de até três anos dos responsáveis da empresa.


Não perca tempo e cuide bem do seus resíduos sólidos!








21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo