top of page

Mudanças Climáticas: onda de calor na Europa!

Atualizado: 30 de ago. de 2022

Pela primeira vez na história cidades do Reino Unido registraram 40°C de temperatura.


Atualmente, é perceptível que as mudanças climáticas estão se tornando mais significativas a cada ano que passa. Pode-se dizer que os maiores responsáveis por essas mudanças são, principalmente, a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento desenfreado.


Esse fenômeno pode ser notado graças as maiores frequências de ocorrências de eventos climáticos extremos, que trazem, como consequência, grandes malefícios para a humanidade e para o meio ambiente. Dentre esses eventos, a onda de calor vem acontecendo com grande frequência e, recentemente, a Europa está sofrendo com o aumento significativo da temperatura.


Nos últimos dois meses a Europa passou por uma onda de calor intensa, que trouxe grandes consequências para o continente, como incêndios, voos suspensos e mal estar nas pessoas.


Climatologistas afirmam que a temperatura tende a subir ao passar dos anos. Segundo Rosie Oakes (cientista climática do centro de meteorologia britânico), antigamente era previsto que eventos onde a temperatura registrasse em torno de 40°C na Europa seria de um a cada cem anos, mas até o ano de 2100, a previsão é de que ocorram um evento a cada três anos.


Sabe-se que essa forte onda de calor está acontecendo, principalmente, como consequência das mudanças climáticas, que por sua vez estão ocorrendo cada vez mais e sendo mais notórias com o passar dos anos. Segundo The Nature Conservancy, os três últimos anos foram os mais quentes dos últimos tempos, o que sugere uma mudança de hábitos imediata para tentar diminuir esse agravante.


Infelizmente, o aumento da temperatura nas próximas décadas é algo que não há como ser evitado, porém há como limitar esse impacto dependendo, principalmente, das políticas adotadas pelos governos e com atitudes como adotar energias mais limpas e renováveis, reflorestar áreas degradadas, melhorar a agricultura, entre diversas outras medidas que podem ser tomadas para ajudar nesse processo.



Referencial Bibliográfico:


Fonte: G1


Fonte: G1


Fonte: THE NATURE CONSERVANCY.




33 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page