top of page

E-Lixo: Os riscos do descarte incorreto e como solucionar esse problema

Atualizado: 9 de jul. de 2021

Os lixos podem ser divididos em várias classes, de acordo com seus tipos e origens, tal divisão se faz necessária para que a separação, reciclagem, e descarte possam ocorrer da melhor forma possível, diminuindo assim o impacto negativo, ambientalmente falando, e o descarte correto.


Vamos falar hoje sobre uma dessas classes, que é a de Lixo Eletrônico, ou também conhecido como e-lixo. Afinal, você sabe como designar? Sabe onde e como descartar?


O termo Lixo Eletrônico é utilizado para definir todo resíduo provindo do descarte de equipamentos eletrônicos, como pilhas, celulares, baterias, câmeras fotográficas, impressoras, computadores, TVs, telefones entre vários outros.


São materiais que aparentemente não parecem ser nocivos, mas todo este resíduo carrega uma enorme quantidade de substâncias tóxicas e metais pesados que, se lançados no meio ambiente, podem contaminar os cursos d’água, solo e lençóis freáticos. Só por esse fato, conseguimos já ter uma noção da importância de se descartar corretamente o e-lixo, as substâncias presentes todas são cancerígenas para nós.


Para descartar esses lixos corretamente não jogue no lixo os aparelhos velhos, quebrados e sem possibilidade de conserto. Você pode devolvê-los aos fabricantes, que deverão dar uma destinação adequada, ou enviá-los para a reciclagem, que vão desmontar o produto, utilizar as peças que estão em boas condições em itens novos ou recondicionados, e encaminhar os rejeitos para aterros especiais.


Se não encontrar alguma empresa que faça a reciclagem ou que colete o e-lixo, você pode doá-los para ONGs que trabalham com inclusão digital, educação ambiental, ou mesmo entidades que aceitam doação de aparelhos eletrônicos. Procure se informar sobre sua região, com certeza achará alguma dessas soluções para dar uma destinação correta ao seu e-lixo.


Pra fechar, veja alguns dados:


  • Mais de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas no mundo, por ano;

  • O Brasil descarta 97 mil toneladas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras, por ano;

  • Quase todo lixo eletrônico do Brasil é descartado de maneira errada;


Chocante, não é?


Vale todo nosso cuidado com o descarte do e-lixo, uma vez que, estaremos preservando não apenas o planeta e a natureza, mas também nossa saúde e cumpriremos nosso papel de termos atitudes sustentáveis e ecologicamente corretas.





Referencial Bibliográfico:


Sites: São Bento, Ecoassist;


Links:


48 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page