Você conhece as experiências dentro de uma Empresa Júnior?

O que é uma empresa júnior? Podemos definir como uma associação que busca, não valores monetários, mas o desenvolvimento de seus membros. Integralmente composta por estudantes, esse tipo de organização visa apresentá-los ao ambiente empresarial e à prática do que é aprendido em sala de aula. Ter a experiência dentro de uma empresa júnior no currículo tem sido um grande diferencial ao recém formado profissional que está a procura de um emprego, e isso tanto pelo conhecimento técnico quanto pelas competências comportamentais. Um funcionário que sabe como trabalhar em equipe, que desenvolveu um perfil de liderança, somado à habilidades técnicas, é muito valorizado dentro do mercado de trabalho.


Esse é nosso foco dentro da Dharma Jr, formar múltiplos profissionais qualificados para o âmbito empresarial. Ser a primeira experiência dos futuros engenheiros da UNIFEI. Queremos ver nossos pós-juniores lembrando de si mesmos antes da Dharma como pessoas completamente diferentes.


Recentemente nós pedimos alguns depoimentos de alguns de nossos pós-juniores que podem ilustrar o que temos como objetivo:


“[...]Aprendi na marra a gerir pessoas (hoje enxergo muitos erros e com eles agora procuro acertar) e projetos também. Projetos na área ambiental é um aprendizado surreal, coisa que jamais aprendemos em sala de aula, é só dando a cara a tapa mesmo. Aprendi sobre Planejamento Estratégico e Financeiro, Planos de Ação, definir metas e a importância de acompanhá-las, a ter objetivos claros e parceiras. Liderança é algo que a Dharma me proporcionou também, eu tinha um entendimento totalmente diferente do que tenho hoje e isso foi importantíssimo aprender.[...]Eu não tinha fundado a empresa, mas queria fazer a diferença enquanto estivesse nela, tanto quanto muitos membros fizeram. Queria que lembrassem de mim com o mesmo carinho e gratidão que eu tinha pelos fundadores. E assim eu fiz, dando o meu melhor.” - Giovana Cazassa.


“Ter feito parte do time da Dharma foi muito gratificante, uma vez que ela me mostrou realmente o mercado de trabalho na nossa área, agregou nosso conhecimento da sala de aula e o mais importe mostrou de fato o que era empreender de verdade. A Dharma me mostrou o meu lado empreendedor, ela foi um incentivo para conseguir abrir a minha consultoria. A EJ me trouxe muita experiência profissional, capacidade de ouvir, analisar dados e principalmente desenvolver um olhar mais crítico.[...]” - Diuly Mesquita


“Tecnicamente foi possível desenvolver capacidade de análise, aplicação de teoria e ferramentas aprendidas em sala de aula na área de consultoria ambiental e entender como funciona este mercado, principalmente na área de Geoprocessamento, devido ao grande projeto que foi realizado na época. Outro ponto importante, é que durante a execução deste projeto, precisei manter contato com contratante e demais envolvidos externos à Dharma, então foi possível desenvolver a capacidade de comunicação, análise de cláusulas contratuais e cumprimento de planejamentos externos. Também cabe ressaltar que devido ao método de constante busca por aprendizado foi possível aprender bastante sobre planejamento, metodologias ágeis e ferramentas de gestão. No pessoal destaco principalmente o desenvolvimento da oratória, e de um método de interlocução mais mediador, a fim de suprir as necessidades internas da Dharma e também atender às demandas externas dos parceiros e clientes.[...]” - Gabriel Viterbo


Fazer parte da Dharma é crescer com ela, mas também deixar um pedacinho de si ali. Fazer parte da Dharma é sinônimo de impactar! Temos os nossos pós-juniores como símbolos e respeitamos suas trajetórias, assim como nos dedicamos para fazer valer todo o nosso tempo dentro da EJ. Uma vez parte da manada, sempre parte da manada!





Referencial Bibliográfico:


Site: Fundação Instituto de Administração

Link: https://fia.com.br/graduacao/blog/empresa-junior/


47 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo