top of page

Uso racional da água: dicas de como fazer um uso mais consciente.

Sendo extremamente essencial na vida de todos os seres vivos, a água é importante, para hidratação dos seres vivos, manter o equilíbrio da biodiversidade, permitir o desenvolvimento de atividades dos seres humanos, entre inúmeros outros atributos.


Mesmo tendo abundância no planeta Terra, 97% da água disponível é salgada, enquanto somente 3% é doce, ainda assim, dentro destes 3%, em torno de 2% estão congelados e apenas, cerca de 1% pode ser destinada para consumo humano. A água própria para consumo está localizada em águas subterrâneas, lagos e rios, porém, diante da tamanha poluição, degradação e contaminação hídrica, essa porcentagem vem diminuindo cada vez mais rápido ao longo dos anos.


Usos da água no planeta e dicas de como utilizar de forma racional


Sabe-se que em torno de 69% de toda água disponível para uso é utilizada para irrigação na agricultura, cerca de 22% vai para as indústrias e geração de energia e apenas 8% é destinada ao abastecimento humano. Com isso em mente, uma preocupação pertinente dos ambientalistas e cientistas é sobre como a água vem sendo utilizada e como será sua disponibilidade e qualidade no futuro, visto que a má utilização e o desperdício humano contribuem muito para a diminuição de sua disponibilidade.


Por ser um recurso finito e ter um processo de tratamento caro, é necessário que haja um uso consciente da água doce. Diante disso, foram separadas dicas de uso racional da água:

  • Feche a torneira por completo, não deixando que pingue;

  • Não tome banhos demorados;

  • Em caso de vazamento de água, conserte imediatamente;

  • Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar;

  • Não lave calçadas e carros com mangueira, utilize vassoura nas calçadas e o balde nos carros;

  • Regue plantas com regador e não com mangueira.


Como mencionado, infelizmente, a água disponível está diminuindo ao longo dos anos, sendo contaminada através de ações antrópicas, como com esgotos não tratados sendo despejados em rios e lagos. Além disso, há um alto nível de desperdício, tanto as inúmeras indústrias, quanto a população utilizam a água sem preocupação, com os demais seres vivos dependentes dela e, nem mesmo, se haverá água para a própria geração futura.

Diante disso, foi possível observar que o uso racional da água é extremamente necessário, tendo em vista que o consumo consciente é fundamental para um futuro melhor para todos e para que as próximas gerações também tenham o direito de usufruir desse recurso natural tão essencial para a vida!




Referencial Bibliográfico:


Fonte: WWF Brasil


Fonte: DMAE

Disponível em:


Fonte: Toda Matéria



8 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Clara Grijó
Clara Grijó
Sep 01, 2022

Assunto importantissimo!!!

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page