top of page

Urbanização e meio ambiente: É possível conciliar essas vertentes?


O que é urbanização?

A urbanização é o processo no qual ocorre um expressivo aumento da população urbana em relação à rural, à medida que se ampliam os grandes centros urbanos de forma desenfreada e em um curto espaço de tempo, cresce também os desafios sociais, econômicos e ambientais.


Urbanização no Brasil e no mundo

De acordo com dados da ONU, em 2020 a população urbana alcançou a marca de 4,4 bilhões de pessoas, isso representa mais da metade da população mundial. No Brasil a migração em massa da área rural para cidades acontece de forma desordenada com falta de infraestrutura e planejamento. Além disso, a urbanização brasileira conta com a ausência de políticas públicas, estrutura administrativa e instrumentos jurídicos e assim surgem pessoas desassistidas, ocupando espaços segregados sem acesso a serviços básicos como saneamento e coleta seletiva, posteriormente essas e outras diversas vertentes serão desencadeadoras de problemáticas ambientais.


Consequências da urbanização no meio ambiente

  • Enchentes

O processo de urbanização ocasiona modificações das condições de infiltração do solo pela impermeabilização, devido a seu uso e ocupação. Sendo assim, a área de infiltração diminui consideravelmente, ocasionando um aumento dos volumes de escoamento superficial.

  • Despejo irregular de esgoto e resíduos

A quantidade de resíduo sólido urbano produzido e descartado irregularmente é um dos principais problemas da urbanização e meio ambiente na atualidade. O efeito cascata é iminente nesta situação: A ampliação da população sem um planejamento infraestrutural tem como consequência o aumento da produção de resíduos, com a ausência de coleta ou local apropriado para o descarte e a falta de saneamento básico que atende parte da população, as ações são realizadas de forma incorreta ocasionando a contaminação do solo e da água.

  • Deslizamentos

Um dos principais potencializadores dos deslizamentos é a ocupação desordenada de encostas e morros, essas ocupações adicionam carga extra ao solo, além disso, a supressão da vegetação causa maior exposição do solo a ações do intemperismo físico. A superfície exposta sofre compactação devido ao impacto das gotas de chuva e assim surgem áreas de escoamento resultando no surgimento de fendas e rachaduras que, por consequência, favorecem os deslizamentos.

  • Ilhas de calor

Ilha de calor é um fenômeno climático caracterizado pela alta temperatura das áreas urbanas em comparação às zonas rurais. A concentração de elementos compostos de materiais que absorvem maior quantidade de calor (como asfalto, concreto, e outros) e possuem menor capacidade de reflexão, contribui para a elevação da temperatura do ar nas suas proximidades, outros intensificadores das ilhas de calor são: significativa emissão de gases poluentes e escassez de elementos naturais.

É possível conciliar urbanização e meio ambiente?

A conciliação das vertentes urbanização e meio ambiente ocorrerá por meio do planejamento para utilização do espaço de forma sustentável visando a qualidade de vida dos habitantes e a preservação do meio ambiente.

E no Brasil?

A conciliação da urbanização e meio ambiente no Brasil pode ter início com a efetivação das políticas nacionais existentes, sendo elas:

  • Políticas Nacional de Habitação (2005);

  • Política Nacional de Saneamento Básico (2007);

  • Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010);

  • Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012);

Em contrapartida, existem dificuldades para efetivação dessas políticas sendo a principal delas a ausência de uma cultura de planejamento capaz de direcionar ações e investimentos, somente com esta cultura a engrenagem urbana brasileira funcionará de forma ordenada.



Referencial bibliográfico:


Fonte: Planalto Gov



Fonte: Ipea Gov


Fonte: Brasil Escola

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/animais-extincao.htm#:~:text=Ani mais%20amea%C3%A7ados%20de%20extin%C3%A7%C3%A3o%20s%C3%A3o,tem%20sido%20intensificado%20pelo%20homem.


Fonte: Mundo da educação



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page