top of page

Resíduos orgânicos: Qual a importância da sua reutilização?

Você sabe o que são resíduos orgânicos? Podemos definir como todo material de origem biológica, compostos por restos de animais ou alimentos descartados pela atividade humana. Estes são estimados como mais da metade (51,4%) da fração total de resíduos produzidos no Brasil (IBGE, 2010).


O crescimento populacional aumentou significativamente, o que tem contribuído para a maior geração de resíduos, surgindo assim, a urgência de se promover alternativas de uma disposição adequada para mitigar os impactos negativos que o descarte inapropriado tem causado, sendo alguns deles: impactos ambientais, ameaça constante à saúde pública e desperdícios.


Por isso, a prática de alternativas para reutilização de resíduos são importantes e apresentam vantagens, como por exemplo:


  • O aproveitamento dos resíduos orgânicos domésticos, como adubo para a utilização agrícola, reduz a parcela de rejeitos depositados em aterros sanitários e lixões;

  • O processamento por meio de compostagem, onde o resíduo orgânico é utilizado como fertilizante natural, inibindo a utilização de fertilizantes químicos;

  • Favorece a aeração e retenção da água no solo, minimizando a erosão provocada pela chuva;

  • Amplia a capacidade das plantas de absorver nutrientes, contribuindo para seu crescimento.


Essas práticas mostram a importância de aderir a reutilização de resíduos orgânicos para outras finalidades. Você ajudará a sua saúde e a do planeta.



Referencial Bibliográfico:


Site: VG Resíduos;



127 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page