top of page

Poluição Atmosférica - Principais causas e consequências

Atualizado: 30 de ago. de 2022

Sabe-se que a poluição atmosférica se dá por diversas causas antrópicas, e de acordo com Pineda-Rojas, a poluição do ar ocorre quando as concentrações de espécies químicas no ar alcançam níveis capazes de afetar a saúde das pessoas, a vegetação, os animais e o patrimônio cultural.


Mesmo que de maneiras e intensidades diferentes, todas as atividades humanas causam impactos ao meio ambiente, direta ou indiretamente.


Entre os geradores de poluição existem dois tipos de fontes:

  • biogênicas, portanto produzidas na natureza, como erupções vulcânicas;

  • antropogênicas, que são geradas pelos seres humanos, como o CO2 liberados por transportes veicular e aéreo, o consumo doméstico de gás para aquecimento e cozinha, atividade comercial e industrial, geração de energia, entre tantos outros.

Ademais, de acordo com cientistas climáticos, e com os relatórios elaborados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), a influência humana na mudança do clima e que essa interferência foi causada, principalmente, pela emissão de gases de efeito estufa.


Conforme o Pnuma e a OMS (Organização Mundial da Saúde), a poluição do ar é o maior risco à saúde ambiental mundial, causando anualmente a morte de cerca de 6,5 milhões de pessoas prematuramente no mundo e expondo nove em cada dez pessoas a níveis de poluição do ar ao ar livre.


Além disso, em casos de exposição prolongada a poluentes os diferentes efeitos à saúde, vão desde irritação no nariz, olhos ou garganta a problemas respiratórios, efeitos sobre o sistema reprodutivo, doenças cardiovasculares e câncer de pulmão, sendo que os grupos mais vulneráveis a esses problemas são crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças respiratórias pré-existentes.


Graças aos inúmeros efeitos negativos para a saúde humana e do planeta, é necessário adotar medidas adequadas a fim de evitar ou reduzir a poluição do ar e de acordo com a diretora de ciências da TNC Brasil (The Nature Conservancy), muitas dessas medidas são relativamente simples e envolvem a contribuição de todos, como o uso de transporte público ou de bicicleta ao invés de veículos individuais, limitar o uso de lenha e a eliminar as queimadas das atividades rurais, adotar o uso consciente de determinados produtos de limpeza devido aos químicos em suas composições, entre outros.


Entretanto, dependendo do contexto, essas alternativas nem sempre são aplicáveis, visto que, segundo Garcia, combater à poluição do ar passa também por soluções tecnológicas, além de legislações específicas e efetivamente implementadas, bem como políticas públicas que abordem as consequências imediatas ou pontuais da poluição e suas causas mais profundas com uma visão em escala territorial e a longo prazo.



Referencial Bibliográfico:

Fonte: National Geographic

Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/08/quais-sao-os-principais-tipos-de-poluicao-ambiental


Fonte: Um só Planeta

Disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/sociedade/noticia/2022/06/07/quais-sao-os-tipos-de-poluicao-do-ar-fenomeno-que-mata-cinco-guarulhos-por-ano-no-mundo.ghtml




32 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page