O surgimento da sigla se deu devido ao relatório “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre), escrito em 2005, sendo liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e mais de 9 países, incluindo o Brasil.
O desfecho das discussões e construção do relatório foi que o surgimento de condutas que incluem questões ambientais, sociais e de governança, geram melhores resultados para a sociedade.
A abreviação ESG derivada do inglês environmental, social and governance (ambiental, social e governança), é utilizada geralmente por bancos e consultores financeiros para medir a forma como uma empresa está atuando em três fundamentos da sustentabilidade: o meio ambiente, o social e a governança.
O princípio do ESG é fundamentado na mesma base de valores dos Princípios do Pacto Global para o desenvolvimento sustentável integral e, portanto, para analisar se uma empresa adota realmente tais práticas , são definidos alguns critérios sob a forma com a qual elas atuam em cada um de seus fundamentos:
Meio ambiente: é avaliado as práticas da empresa em relação a conservação ambiental e a forma como ela atua em alguns assuntos como aquecimento global, biodiversidade, desmatamento, entre outros;
Social: é examinado se a companhia viola os Direitos Humanos Universais, examinando sua relação com todas as pessoas de seu universo, sendo elas trabalhadores, fornecedores e comunidade onde atuam;
Governança: se trata da gestão empresarial no que se refere ao combate da corrupção, avaliando a conduta corporativa, relação com entidades governamentais, a existência de um leito de denúncias, etc;
Existe uma enorme importância na verificação se as organizações adotam a metodologia ESG, visto os benefícios socioambientais que seriam desenvolvidos com a ampliação de cada adoção desta prática por todas as empresas.
Por fim é importante ressaltar que mesmo que a sigla e o relatório de adoção deste método de gestão tenha sido criado a mais de 15 anos atrás, o assunto tomou maiores proporções apenas nos últimos anos, devido ao crescimento da preocupação em questões ambientais e sociais dentro das empresas.
Atualmente as pessoas tendem a se atentar mais ao que consomem e até mesmo aos investimentos que realizam, por isso uma empresa ser engajada e cumprir com o respeito ao meio ambiente e as exigências da metodologia do ESG, lhe fará ter mais credibilidade no mercado, tanto para consumidores diretos, quanto para possíveis investidores.
Referencial Bibliográfico:
Site: Blog Vinicius Ghise;
Conteúdo muito bacana e que todos devem se informar sobre!!
Muito enriquecedor! Obrigada pelo conteúdo!