A sustentabilidade tem sido um fator de muita relevância na atualidade, não só em aspectos pessoais da sociedade, mas também a responsabilidade ambiental que as empresas possuem em adotar novas práticas que objetivem a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações, desenvolvendo o equilíbrio entre o pilar da economia e os outros dois pilares, ambiental e social.
Houve uma ampliação das cobranças às empresas, para que tivessem uma maior preocupação com os aspectos ambientais, pois, muitas vezes os impactos gerados pelas atividades humanas, principalmente as provindas de comércios e práticas industriais, provocam diversos danos ao meio ambiente. Desse modo, a preocupação socioambiental é sempre significativa para a sociedade.
De acordo com o SEBRAE, negócios sustentáveis tendem a apresentar um grande diferencial competitivo de outras empresas que não demonstram esse cuidado ambiental.
Logo, algumas práticas são essenciais para que seu negócio possa se adequar às medidas de redução aos danos dos recursos naturais, muitas vezes nem é nítido que pequenas mudanças de hábitos podem contribuir consideravelmente com a sustentabilidade empresarial.
Benefícios que a sociedade terá com novos hábitos ambientais:
Preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Redução do desperdício dos recursos naturais.
Incentivo para que outras empresas procurem a mesma mudança de hábito.
Contribuição com a redução da poluição (ar, água, solo…).
Estímulo aos comércio, para terem consciência ambiental.
Os consumidores terão produtos mais limpos e incentivo para procurar e valorizar empresas que prezam pela conservação ambiental.
Práticas que valorizam um Negócio Sustentável
Alimentação - Consumo de produtos orgânicos, essa prática visa reduzir os danos dos agrotóxicos ao meio ambiente e aumentar a produção de alimentos mais saudáveis para a sociedade.
Energia - Placas de energia solar, novas fontes de energia alternativa incentivam a redução de impactos pelas não renováveis, além de ser uma energia limpa.
Varejo - Roupas com algodão orgânico e sem corantes, processos de produção do algodão convencional geram diversos impactos negativos.
Limpeza - Produtos de limpeza ecológicos, produtos naturais geram menos despejos de tóxicos aos leitos dos rios e também ao meio ambiente.
Reuso - Renovação de roupas e móveis, reduzindo o descarte de resíduos e contribuindo para a diminuição da geração de lixo.
Essas foram algumas estratégias que valorizam os pontos de responsabilidade ambiental das empresas, e, tratados corretamente, a longo prazo trazem benefícios financeiros para tais.
Siga nossas dicas, procure novas práticas que se adequem a sua realidade, e veja sua empresa mais competitiva diante de outras que não demonstram cuidados ambientais.
Referencial Bibliográfico:
Site: Fragmaq
Ótimas dicas, para quem quer entender um pouco mais sobre o assunto. Parabéns, ótimo conteúdo! 😍👏🏻