A casa sustentável é a nova tendência do ramo de construção civil que vem crescendo mundialmente devido a preocupação em relação à degradação ambiental. Com esse modelo é possível obter um imóvel com um menor impacto ambiental desde a sua construção, já que ele será planejado e construído de forma a agredir minimamente o meio ambiente.
Ideias de Soluções Sustentáveis:
● Sistema de coleta e armazenamento de água da chuva
O sistema de captação da água proveniente da chuva pode ser utilizado em atividades nas quais a água potável não seja essencial, como para descarga de vasos sanitários, limpeza da casa, irrigação dos jardins e lavagem de carros. Para isso é preciso um reservatório específico para não misturar com a água potável encanada. Além disso, o sistema é simples, necessitando para a sua construção: calhas, filtros (separadores de folhas e resíduos) e um reservatório que pode ser ligado ao sistema hidráulico para abastecimento de torneiras e vasos. Uma solução fácil e que pode refletir em uma economia de até 50% na conta de água, bem como auxilia na preservação dos recursos hídricos.
● Reuso da água
Outra opção para a utilização da água é o reuso. A cada ciclo de uma máquina de 5 kg, são gastos em média 145 litros de água. Essa água utilizada para lavar roupas, nos banhos e em torneiras pode ser reaproveitada em descargas de vasos sanitários ou até para limpeza da casa. O reuso da água pode ser uma boa opção para reduzir a conta de água, além de ser sustentável.
● Energia solar fotovoltaica
A Energia solar fotovoltaica é considerada uma energia limpa. É a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz do sol, sendo assim, quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a energia elétrica produzida.
Apesar de contar com um custo alto de instalação, existem vários financiamentos que possibilitam a aquisição de um sistema fotovoltaico. Além disso, normalmente, esse sistema promove um payback do investimento em alguns anos e tem a duração de aproximadamente 20 anos após sua instalação. Essa é uma excelente opção sustentável e que pode reduzir em até 95% sua conta de energia.
● Aquecimento solar
Uma solução mais simples envolvendo a energia do sol pode ser o aquecimento solar. O sistema consiste na instalação de placas coletoras no telhado, que absorvem a radiação solar e esquentam a água.
Essa tecnologia gera o aquecimento da água, que pode ser usada nos chuveiros da casa, nas torneiras e, também, para aquecer os ambientes e a piscina da casa. A redução na conta de energia elétrica é considerável.
● Biodigestores
O biodigestor é um sistema utilizado para o tratamento de esgoto residencial. Toda a matéria orgânica inserida no biodigestor servirá de alimento para as bactérias que realizam a decomposição anaeróbica desse material, gerando, como produto da reação, biogás e biofertilizante.
No digestor residencial podem ser colocados todos os tipos de biomassa, como restos de alimentos, folhas secas, fezes de animais de estimação e até humanas, entre outros resíduos orgânicos.
● Telhado verde e jardim vertical
O telhado verde dispõe de várias vantagens, ele garante diminuição da temperatura interna, retenção da água proveniente da chuva para reaproveitamento, colaboração para uma melhor qualidade do ar, amplia o isolamento acústico e regula a umidade, além de permitir o crescimento de vegetação de pequeno porte na cobertura.
A técnica consiste em impermeabilizar a cobertura da casa com o intuito de então receber solo fértil e a vegetação, desenvolvendo um jardim suspenso sobre a habitação.
O jardim vertical é bem semelhante ao telhado verde, porém, dessa vez, a vegetação vai nas paredes.
Outras opções de soluções sustentáveis:
● Materiais de construção ecológicos e certificados;
● Pintar paredes de branco;
● Separação do lixo reciclável e orgânico;
● Diminuição da geração de lixo;
● Aproveitamento da luz natural;
● Aumentar a ventilação da casa;
● Ter plantas em casa;
● Substituir as lâmpadas comuns por LED;
● Fazer uma horta;
● Reduzir o consumo de água e energia.
Vantagens Econômicas
Apesar da construção de uma casa sustentável ter um custo um pouco mais elevado, é um investimento que pode trazer um retorno muito mais alto. A maioria dessas tecnologias se paga sozinha com a economia que geram, podendo diminuir consideravelmente sua conta de luz ao usar energia renovável, como com painéis solares e reduzir a conta de água com a recuperação das águas de chuva. Segundo dados da ANAB (Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica), a cada US$1 investido é possível recuperar US$15 em vinte anos.
Além das vantagens financeiras, a casa verde melhora o conforto e a saúde dos moradores, minimiza vários riscos da moradia, valoriza o imóvel e ainda conta com a preservação ambiental.
Referencial Bibliográfico:
Site: Eco Casa Tecnologias Ambientais;
ótimo conteúdo, parabens!!!
Muito bacana o texto
Tendência mundial!