Casas Sustentáveis: conheça as melhores soluções para o meio ambiente e para o seu bolso!

A casa sustentável é a nova tendência do ramo de construção civil que vem crescendo mundialmente devido a preocupação em relação à degradação ambiental. Com esse modelo é possível obter um imóvel com um menor impacto ambiental desde a sua construção, já que ele será planejado e construído de forma a agredir minimamente o meio ambiente.


Ideias de Soluções Sustentáveis:


Sistema de coleta e armazenamento de água da chuva


O sistema de captação da água proveniente da chuva pode ser utilizado em atividades nas quais a água potável não seja essencial, como para descarga de vasos sanitários, limpeza da casa, irrigação dos jardins e lavagem de carros. Para isso é preciso um reservatório específico para não misturar com a água potável encanada. Além disso, o sistema é simples, necessitando para a sua construção: calhas, filtros (separadores de folhas e resíduos) e um reservatório que pode ser ligado ao sistema hidráulico para abastecimento de torneiras e vasos. Uma solução fácil e que pode refletir em uma economia de até 50% na conta de água, bem como auxilia na preservação dos recursos hídricos.


Reuso da água


Outra opção para a utilização da água é o reuso. A cada ciclo de uma máquina de 5 kg, são gastos em média 145 litros de água. Essa água utilizada para lavar roupas, nos banhos e em torneiras pode ser reaproveitada em descargas de vasos sanitários ou até para limpeza da casa. O reuso da água pode ser uma boa opção para reduzir a conta de água, além de ser sustentável.


Energia solar fotovoltaica


A Energia solar fotovoltaica é considerada uma energia limpa. É a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz do sol, sendo assim, quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a energia elétrica produzida.


Apesar de contar com um custo alto de instalação, existem vários financiamentos que possibilitam a aquisição de um sistema fotovoltaico. Além disso, normalmente, esse sistema promove um payback do investimento em alguns anos e tem a duração de aproximadamente 20 anos após sua instalação. Essa é uma excelente opção sustentável e que pode reduzir em até 95% sua conta de energia.


Aquecimento solar


Uma solução mais simples envolvendo a energia do sol pode ser o aquecimento solar. O sistema consiste na instalação de placas coletoras no telhado, que absorvem a radiação solar e esquentam a água.


Essa tecnologia gera o aquecimento da água, que pode ser usada nos chuveiros da casa, nas torneiras e, também, para aquecer os ambientes e a piscina da casa. A redução na conta de energia elétrica é considerável.


Biodigestores


O biodigestor é um sistema utilizado para o tratamento de esgoto residencial. Toda a matéria orgânica inserida no biodigestor servirá de alimento para as bactérias que realizam a decomposição anaeróbica desse material, gerando, como produto da reação, biogás e biofertilizante.


No digestor residencial podem ser colocados todos os tipos de biomassa, como restos de alimentos, folhas secas, fezes de animais de estimação e até humanas, entre outros resíduos orgânicos.


Telhado verde e jardim vertical


O telhado verde dispõe de várias vantagens, ele garante diminuição da temperatura interna, retenção da água proveniente da chuva para reaproveitamento, colaboração para uma melhor qualidade do ar, amplia o isolamento acústico e regula a umidade, além de permitir o crescimento de vegetação de pequeno porte na cobertura.


A técnica consiste em impermeabilizar a cobertura da casa com o intuito de então receber solo fértil e a vegetação, desenvolvendo um jardim suspenso sobre a habitação.


O jardim vertical é bem semelhante ao telhado verde, porém, dessa vez, a vegetação vai nas paredes.


Outras opções de soluções sustentáveis:


● Materiais de construção ecológicos e certificados;

● Pintar paredes de branco;

● Separação do lixo reciclável e orgânico;

● Diminuição da geração de lixo;

● Aproveitamento da luz natural;

● Aumentar a ventilação da casa;

● Ter plantas em casa;

● Substituir as lâmpadas comuns por LED;