O hábito de ter plantas por perto é algo que perpassa gerações, e todo mundo tem aquela lembrança de infância na casa dos avós ou outros parentes que faziam questão de decorar cada cantinho da casa com uma planta, não é mesmo? Hoje em dia esse hábito está voltando com tudo, e trazemos algumas possibilidades e vantagens para você que também quer aderir.
Começando pelas plantas ornamentais, como cactos, suculentas, samambaias e orquídeas, essas variedades embelezam o espaço e podem fazer parte da composição estética do ambiente, tornando mais aconchegante, elegante ou despojado, a depender das espécies escolhidas. Além disso, existem opções de pequeno porte que são fáceis de cuidar até mesmo para iniciantes.
Para quem dispõe de espaços maiores, o cultivo de espécies ornamentais em jardins é uma ótima opção, já que é possível criar um ecossistema equilibrado combinando espécies diferentes de plantas e animais, como minhocas que ajudam na aeração da terra e joaninhas que controlam outros insetos danosos às plantas.
Mas quem não tem tanto espaço também pode optar pelo cultivo em vasos, já que a maioria das espécies ornamentais pode ser cultivada dessa forma com o manejo adequado, mantendo o solo bem nutrido e com um controle manual das pragas que podem aparecer.
Segundo uma pesquisa realizada pela NASA, em 1989, algumas plantas ainda são excelentes para melhorar a qualidade do ar, filtrando poluentes como benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaldeído. Recentemente, o autor do artigo reforçou a eficácia das plantas nesse quesito, em entrevista a BBC, sendo as principais indicadas a jiboia, o lírio da paz, a palmeira-ráfis, a espada de São Jorge e a árvore-da-borracha.
As hortas domésticas são outra opção muito boa, principalmente para quem gosta de cozinhar, permitindo que tenha sempre hortaliças frescas para o consumo. Sejam folhagens, legumes, temperos ou chás, todos esses podem ser cultivados com o manejo adequado.
Para os que têm quintal, transformá-lo em um espaço de produção de alimentos pode ser uma experiência muito enriquecedora, de contato e aprendizado diário com a natureza, além de ser um passo rumo à soberania alimentar. Conhecer os processos envolvidos na produção dos alimentos que consumimos é empoderador.
Já quem não tem todo esse espaço disponível, o cultivo de hortaliças em vasos também é super possível, principalmente no caso de temperos e chás, que necessitam de menos espaço para as raízes. Em vasos no chão ou em hortas verticais, o mais importante é que recebam sol direto por pelo menos algumas horas ao dia, para que cresçam fortes e saudáveis.
E você, já tem plantas em casa? Tem vontade de começar com esse hábito cheio de vantagens? Conta pra gente!
Referencial Bibliográfico:
Site: BBC News
Fazer o cultivo das plantas em casa é o melhor investimento que tem!!! Super recomendo.
Cuidar das minhas plantinhas é uma terapia, ainda mais nesses tempos de isolamento social. Recomendo!