top of page

A Proteção dos Oceanos

Os Oceanos

A proteção dos oceanos é uma ação de extrema importância, visto que, eles são ecossistemas fundamentais para manutenção da vida na terra. Os oceanos são fonte de renda, principalmente para comunidades costeiras que dependem de recursos marinhos para subsídio e turismo. Mais da metade do oxigênio disponível no planeta é produzido por eles e, além disso, abrigam uma rica biodiversidade. Ao cobrir 70% da superfície da Terra, os oceanos são responsáveis por transportar calor entre diferentes regiões, implicando diretamente na regulação do clima no planeta.


Desequilíbrio e Poluição dos

O aumento do nível do mar e o aquecimento das águas causado pelas mudanças climáticas estão entre os impactos negativos descritos por um recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). Até o final do século, mais mares poderão sofrer com o aumento de temperatura e poluição das águas, esses fatos serão desencadeadores de consequências devastadoras para a vida marinha, clima e outras diversas complicações no planeta. À medida que a temperatura do planeta Terra aumenta, os sistemas altamente sensíveis, como a formação de recifes de corais, tornam-se mais vulneráveis às mudanças climáticas. Os recifes de corais são conhecidos por sua ampla biodiversidade, se não, a maior do planeta, eles possuem estruturas que podem ser comparadas às das florestas tropicais. Infelizmente pequenas variações na temperatura da água são suficientes para causar o branqueamento de corais, fenômeno que pode levar à morte dos animais. Pode-se afirmar também que a poluição dos oceanos vem sofrendo aumentos rápidos, um exemplo estatístico é que aproximadamente 13 milhões de toneladas de lixo plástico são despejadas nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico todos os anos. Este precedente compromete o funcionamento e a saúde do mar, colocando em risco não só o ambiente aquático, mas o planeta na totalidade, visto que é um sistema interligado onde a vida terrestre depende centralmente do oceano.


A importância da preservação dos oceanos

Segundo o oceanógrafo Alexander Turra, responsável pela Cátedra Unesco para Sustentabilidade dos Oceanos, “Os oceanos têm uma importância tremenda para o equilíbrio do planeta, que deve ser conhecida pela sociedade para que ele possa continuar a garantir a prosperidade e a dignidade de vida no planeta”, defende Alexander. Para preservar os oceanos, a população precisa compreender o que é o bioma marinho e o que o ameaça.” O oceanógrafo aborda sobre a importância gigantesca dos oceanos para a humanidade e lembra a todos: “A vida começou na água.”


Referencial Bibliográfico:


Fonte: Globo.com


Fonte: ONU NEWS

Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/04/1813222

Fonte: Rádios EBC


Fonte: IPEA GOV

Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods14.html




14 visualizações0 comentário

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page